
O aconselhamento em nutrição é realizado com base no conceito NutriFuncional. Este é um conceito de consulta de nutrição de aprendizagem exercido através de orientações nutricionais específicas onde o paciente conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.
Deve-se seguir uma alimentação saudável, equilibrada, natural e funcional, adequada ao seu estilo de vida. Pode-se comer de tudo moderadamente (nada é proibido), apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais. No final do tratamento torna-se apto a escolher corretamente os alimentos da sua dieta tanto a nível qualitativo quanto quantitativo.
[demo_space height=”10px”]Objetivos do Aconselhamento em Nutrição
- Promover uma melhoria geral da saúde através do equilíbrio nutricional;
- Considerar a Individualidade bioquímica e história familiar;
- Verificar a integridade intestinal;
- Investigar a presença de Alergias e/ou intolerâncias alimentares
- Manter o equilíbrio Imunológico;
Consulta NutriCoaching
Coaching = Mudança e Transformação = Novo Resultado
NutriCoaching é um conceito de consulta de nutrição com uma vertente motivacional.
Orienta e faculta ferramentas com o objetivo de desenvolver a sua inteligência emocional.
[demo_space height=”10px”]A consulta permite:
- Perceber os reais motivos que levam a um desequilíbrio nutricional;
- Analisar os erros e o modo de ultrapassá-los;
- Atuar nas causas para modificar comportamentos;
- Definir objetivos concretos, metas e estratégias;
- Reforçar a motivação;
- Exames.
Bioimpedância
ACC (Análise da Composição Corporal), pelo método de bioimpedância, permite-nos diagnosticar parâmetros indispensáveis, tais como, % água corporal total, % e kg de massa gorda, % e kg de massa magra, parâmetro de Peso recomendado, Taxa do metabolismo basal, necessidade calórica diária, idade metabólica. Este exame é uma ferramenta fundamental para um bom diagnóstico e avaliação corporal, indispensável numa consulta de nutrição.
[demo_space height=”10px”]Intolerâncias Alimentares
No Programa Nutriaging poderá fazer um exame de intolerâncias alimentares, através de sangue permite analisar a resposta do organismo perante determinados alimentos, indicando os alimentos e grupos de alimentos que devem ser evitados. Esta Análise pode ajudar a fornecer uma alimentação saudável em que os alimentos são completamente digeridos, sem provocarem reações inflamatórias, prevenindo diversas patologias.
[demo_space height=”10px”]Medicina Preventiva
Exames sanguíneos que permitem verificar elementos fundamentais para a longevidade e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
[demo_space height=”10px”]Stress Oxidativo
O Stress Oxidativo é responsável pelo envelhecimento precoce e está implicado em numerosas doenças. O stress oxidativo é o desequilíbrio entre o nível de substâncias oxidantes (radicais livres) resultado do metabolismo celular normal e as defesas do organismo (antioxidantes).
A manutenção do equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes é uma condição essencial para o funcionamento normal do organismo. Quando este equilíbrio tende para a produção de radicais livres dizemos que o organismo está em stress oxidativo. Os antioxidantes têm a função de neutralizar os radicais livres e podem ser ingeridos pela alimentação ou produzidos pelo organismo.
[demo_space height=”10px”]O que aumenta o stress oxidativo:
- Genética e idade;
- Poluição, tabaco, tóxicos industriais e poluentes ambientais;
- Radiação;
- Químicos alimentares;
- Exercício exagerado ou falta de exercício;
- Alimentação pobre em antioxidantes;
- Polimedicação;
- Doenças inflamatórias;
- Intoxicação por metais pesados.
Conhecer os valores de stress oxidativo permite adotar estilos de vida e medidas preventivas, minimizando a possibilidade de desenvolver uma doença e/ou atrasar o mais possível o processo de envelhecimento.
[demo_space height=”10px”]Disbiose Intestinal
Considerada uma “disfunção” do intestino devido, ao desequilíbrio quantitativo dos diferentes microorganismos que participam na flora microbiana normal. As doenças que afetam o “trânsito intestinal” têm uma prevalência elevada na nossa população. Uma boa saúde requer uma digestão e absorção apropriada dos nutrientes. Os sintomas digestivos podem ser indicadores de transtornos próprios do intestino ou manifestações de patologias de outros órgãos ou sistemas.
[demo_space height=”10px”]Os processos de Disbiose Intestinal podem estar associados a:
- Carências de vitaminas (B12);
- Esteatorreia;
- Síndrome de mal absorção intestinal;
- Cólon irritável;
- Más digestões;
- Flatulência;
- Polimedicação;
- Obstipação;
- Diarreia ligeira.
O estudo exaustivo de fezes é uma ferramenta útil e não invasiva para avaliar a saúde do tracto intestinal, considerando-se na avaliação da Disbiose intestinal, o estudo microbiológico, vírico e de parasitas.
[demo_space height=”10px”]Brain Screen
O nosso cérebro é o centro da atividade intelectual, coordena e regula cada movimento voluntário e involuntário, consciente e inconsciente do nosso corpo. O bem-estar físico e mental é o resultado de um ótimo funcionamento dos neurónios e do cérebro. O Brain Sreen está indicado para todas as pessoas que podem beneficiar de uma otimização do funcionamento cerebral, consiste num estudo funcional e nutricional das principais análises bioquímicas envolvidas na neurotransmissão do cérebro e no bom funcionamento dos neurónios.
[demo_space height=”10px”]Mineralograma
O desequilíbrio dos níveis de elementos minerais essenciais e os níveis elevados dos metais tóxicos são causa de alterações de saúde. Com frequência, a queda de cabelo tem uma causa definida e identificável, tais como, distúrbios hormonais, défices e desequilíbrios alimentares, intoxicações por exposições a substâncias tóxicas no trabalho ou meio ambiente. O cabelo é um tecido de depósito e de excreção de elementos minerais, tantos dos essenciais ou nutrientes como dos potencialmente tóxicos.
[demo_space height=”10px”]Este perfil está indicado para:
- Carências de vitaminas (B12);
- Depressão, ansiedade, problemas de concentração;
- Alterações neurológicas e psiquiátricas;
- Fadiga crónica;
- Alterações da pele, unhas e do cabelo.