Microagulhamento:
o tratamento que trata
diversos aspetos da pele

Saiba mais sobre
esse procedimento

546

Existem diversos aspetos da pele que podem ser tratados com a estimulação da produção de colagénio. Em peles mais jovens, a indução da produção de colagénio pode melhorar vários tipos de cicatrizes, como as de acne, estrias, linhas finas e manchas. Já em peles mais maduras, pode contribuir para diminuir rugas superficiais, reduzir a flacidez e também clarear manchas.

O Microagulhamento é um tratamento estético que estimula a produção de colagénio através de microperfurações na pele. Com o processo de cicatrização, o organismo aumenta a produção de colagénio e ácido hialurónico na zona tratada, o que resulta numa pele mais uniforme, com menos manchas e mais firme.

Imagem - Clinica Baptista
Tratamento - Microagulhamento

O Microagulhamento consiste na aplicação, na pele, de micro agulhas cujo comprimento é ajustado mediante cada caso. Quanto mais profundas forem as cicatrizes ou rugas, mais compridas devem ser as agulhas, para que possam penetrar profundamente na pele e assim se obter o melhor resultado possível.

Antes de iniciar o tratamento faz-se uma higienização profunda da pele, de forma a evitar infecções ou inflamações e aplica-se um anestésico tópico para diminuir o incómodo que o tratamento pode causar. No fim do tratamento, aplica-se, na zona tratada, um ativo que vai promover a hidratação profunda da pele. 

Após este processo, a pele passa por 3 etapas de regeneração:

  • Inflamação (após o estímulo mecânico começam a reproduzir-se novas células);
  • Proliferação (as células multiplicam-se);
  • Remodelação (o tecido é reestruturado e as células mortas são eliminadas, deixando a pele mais firme e uniforme;

Com este procedimento, a quantidade de colagénio pode duplicar, principalmente se forem aplicados ativos após o procedimento. 

Microagulhamento: O que mais precisa de saber sobre o procedimento

O Microagulhamento é um tratamento estético que se realiza numa hora, em consultório. Embora seja utilizado um creme anestésico para evitar desconfortos ao longo da sessão, é possível sentir alguma dor. Também é comum ocorrer inchaço e vermelhidão que, geralmente, desaparecem após dois ou três dias. 

Para quem nunca realizou o tratamento recomendam-se três a quatro sessões, com intervalo de um mês entre elas. Para fazer manutenção, recomenda-se uma sessão a cada seis meses, mas este período pode variar de caso para caso.

Em termos de contra indicações, o microagulhamento deve ser evitado em casos de gravidez, herpes, predisposição para desenvolver queloides, doenças crónicas e toma de medicamentos anticoagulantes ou isotretinoína.

Duração da Cirurgia
Duração do procedimento

1 hora

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Creme anestésico

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

15 dias

Exercício fisico
Período sem exercício físico

2 dias

Possibilidade de hematomas
Possibilidade de hematomas

Sim

Duração dos resultados
Duração dos resultados

Até 6 meses

Surgimento dos resultados
Surgimento dos resultados

Até 1 mês

Perguntas frequentes

Por norma, com duas ou três sessões já se conseguem ver resultados na melhoria da qualidade da pele. No entanto, o número de sessões depende de vários fatores. Em casos de rugas mais profundas ou cicatrizes mais visíveis, podem ser necessárias mais do que três sessões.

Depende do número de sessões e das zonas a serem tratadas. O valor deste tratamento varia tendo em conta a extensão da zona a tratar, dos objetivos a atingir e do estado da pele. Por isso, é necessária uma consulta de avaliação para obter um orçamento personalizado.

No mesmo dia convém não combinar outros tipos de tratamento. No entanto, após o período de recuperação da pele, já não há nenhuma contra indicação para fazer outros tratamentos, como preenchimentos, botox ou bioestimuladores.

Não. O Microagulhamento é capaz de melhorar consideravelmente a qualidade da pele, reduzir de forma visível linhas finas e melhorar o aspeto de rugas mais profundas, mas não consegue promover um efeito lifting.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.