[demo_space height=”10px”] [fancyheading heading=”large”]OtoplastiaCirurgia às Orelhas[/fancyheading]

Otoplastia é uma cirurgia estética realizada nas orelhas proeminentes ou orelhas de abano que são uma das malformações congénitas mais frequentes e são uma anomalia localizada na cartilagem auricular.

Em alguns casos a deformação deve-se a uma falta de prega da cartilagem na zona de anti-hélix que dá a aparência de uma orelha extremamente estendida e plana, outros casos a cartilagem está muito desenvolvida na sua porção de união com o crânio o que dá a impressão que as orelhas estão demasiados separadas da cabeça e projetadas para os lados.

A otoplastia é uma técnica que permite resolver cirurgicamente estes casos e é sempre aconselhado realizar esta intervenção a partir dos 6-7 anos já que nesse momento as orelhas já estão completamente desenvolvidas e com isto vai-se evitar muitos complexos.

 
[demo_space height=”10px”]

Procedimento da Otoplastia

Estão descritas numerosas técnicas para corrigir orelhas de abano, mas o método habitual é fazer uma incisão atrás da orelha até chegar a cartilagem que apresenta a falta de curvatura. Aqui moldamos e tiramos a força á cartilagem e colocamos uns pontos de material não reabsorvível que dobre a orelha de um modo natural corrigindo assim a deformidade.

No caso de pacientes que apresentem uma deformidade a nível da concha ou seja esta muito separada do crânio, colocamos pontos que dobrem esta parte da orelha para trás.
No caso de lóbulos de orelha deformados podemos reduzir e reposicionar dando uma forma mais harmoniosa.

 
[demo_space height=”10px”]

Mais informações acerca da Cirurgia ás Orelhas

Pré-Operatório
Como qualquer outra cirurgia temos através da consulta e exames despistar qualquer anomalia que contra indique a cirurgia.

Duração
A cirurgia demora 1h.

Anestesia
A rinoplastia tem de ser feita sob anestesia geral

Hospitalização
Esta cirurgia pode ser feita em ambulatório ou com 1 dia de internamento.

Pós-Operatório (aftert care)
O pós-operatório não costuma ser doloroso, qualquer desconforto controla-se bem com analgésicos habituais, o penso remove-se no dia seguinte, os drenos 48h depois, as suturas das pálpebras removem-se em 5 dias, os pontos da face aos 8 dias e as suturas do cabelo aos 10-15 dias.

É normal sentir a face inchada durante 15 dias e durante esse tempo terá de realizar várias drenagens bem como abster-se de exposição solar e exercício físico durante 3 meses.
Poderá retomar o trabalho leve ao fim de 3-4 semanas.
O aspecto da face melhora francamente em 2 semanas e as cicatrizes tornam-se impercetíveis ao fim de 2 meses.

[demo_space height=”10px”]

Antes e Depois

[one_third]


[/one_third] [one_third]


[/one_third] [one_third_last]


[/one_third_last] [demo_space height=”10px”]

Perguntas Frequentes

[accordion-wrap type=”normal” mode=”accordion”] [accordion title=”A partir de que idade a otoplastia pode ser feita?” icon=”fa fa-angle-right” active=”false”]A partir dos 6 anos. Poucas cirurgias estéticas têm tão poucos riscos e um impacto tão positivo nos pacientes. Crianças com orelhas esteticamente diferentes têm baixa autoestima e podem desenvolver personalidades introvertidas.
Uma otoplastia na altura certa pode reverter todos os problemas libertando a criança do peso da diferença e por vezes da humilhação.[/accordion] [accordion title=”Quanto tempo demora a cirurgia?” icon=”fa fa-angle-right” active=”false”]Trata-se de uma cirurgia muito rápida que no máximo demora 1h30 a 2h.[/accordion] [accordion title=”É necessário anestesia geral?” icon=”fa fa-angle-right” active=”false”]Pode-se fazer a cirurgia perfeitamente com anestesia local, mas como a maioria dos pacientes são muito jovens aconselhamos anestesia geral.[/accordion] [accordion title=”A cirurgia vai deixar cicatrizes?” icon=”fa fa-angle-right” active=”false”]As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia. O seu cirurgião fará todos os esforços para que a cicatriz final seja o menos visível possível. Assim as cicatrizes são colocadas nas linhas cutâneas naturais e vão tornando-se menos perceptíveis com o passar do tempo. Neste caso particular da otoplastia, as cicatrizes ficam colocadas no sulco entre o pavilhão auricular e a cabeça, completamente invisíveis.
[/accordion] [accordion title=”Qual a melhor idade para fazer a intervenção numa criança?” icon=”fa fa-angle-right” active=”false”]A Otoplastia é o procedimento de cirurgia plástica mais executado em crianças. O desenvolvimento total das orelhas dá-se por volta dos 5-6 anos, dai que esta é a melhor idade, sobretudo porque é a altura em que vão entrar para a escola e em que poderão ser apontadas pelos colegas que nestas idades são muito observadores e por vezes cruéis.
[/accordion] [/accordion-wrap]

 

Marcar Consulta





campos de preenchimento obrigatório.