Blefaroplastia:
a cirurgia das
pálpebras

Saiba mais sobre
esse procedimento

469

No processo de envelhecimento, a pele da face começa a ficar flácida devido à diminuição da produção de colagénio. Este processo acontece em toda a face, incluindo nas pálpebras. As pálpebras descaídas deixam o paciente com um ar cansado e envelhecido, o que pode ser perfeitamente tratado através da Blefaroplastia.

A Blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento cirúrgico que consiste em retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores. É a cirurgia de rejuvenescimento do olhar porque consegue reverter completamente os sinais de envelhecimento da zona dos olhos.

Esta é uma das cirurgias que se faz na face mais realizadas em todo o mundo, sendo atualmente a 3ª cirurgia estética mais frequente nos Estados Unidos. A Blefaroplastia é uma das especialidades do Dr. João Baptista Fernandes e da Dra. Fátima Baptista Fernandes que, ao longo de muitos anos, se têm vindo a dedicar ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas.

Imagem - Clinica Baptista
Blefaroplastia: A Cirurgia das pálpebras

Existem diversas técnicas de Blefaroplastia, por isso cada caso deve ser avaliado de forma individual. No entanto, a cirurgia de correção das pálpebras pode ser dividida em dois tipos: a Blefaroplastia Superior e a Blefaroplastia Inferior. Ambas são técnicas dedicadas a melhorar tanto a aparência como a interferência com a visão provocado pela pele em excesso das pálpebras superiores.

Blefaroplastia Superior 

A cirurgia das pálpebras superiores consiste na remoção da pele em excesso e das bolsas de gordura na zona orbital, se for o caso. Também há casos em que as pálpebras superiores descaem por enfraquecimento muscular na zona da fronte ou da sobrancelha e, portanto, tem de ser feita a restauração da tensão do músculo. 


Blefaroplastia Inferior

Nas pálpebras inferiores a cirurgia pode realizar-se de 2 maneiras: 

Via interna: Nos casos em que há bolsas de gordura sem excesso de pele, faz-se uma incisão no interior da pálpebra através da qual se remove toda a gordura. Não se fazem suturas e, portanto, não há cicatrizes. Esta técnica é comum em pessoas com menos de 45 anos que não necessitam de remover o excesso de pele.

Via externa: faz-se um corte imediatamente junto das pestanas, removem-se as bolsas de gordura, remove-se o excesso de pele dando tensão e faz-se uma sutura fina que é removida ao fim de 5 dias.

Tanto nas pálpebras superiores como nas inferiores a pele fica protegida por uma tira fina de adesivo (steri-strep) e os olhos não ficam fechados.

Blefaroplastia: O que precisa de saber sobre a cirurgia

A Blefaroplastia na Clínica Baptista Fernandes é feita em ambulatório e demora entre 1 a 2 horas a ser realizada, dependendo se for só às pálpebras superiores ou inferiores ou às quatro pálpebras. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou local e, após terminar, terá de ficar pelo menos 1 hora em repouso a fazer compressas geladas localmente.

No período pós-operatório terá de tomar analgésicos leves, aplicar soro fisiológico e gotas oculares com antibiótico várias vezes ao dia, bem como uma pomada antibiótica ao deitar.

É conveniente que mantenha a cabeça elevada e aplique compressas frias molhadas em água gelada, filtrada ou previamente fervida, 6 a 8 vezes durante o dia, de forma a ajudar a descongestionar as pálpebras e a limpar as secreções. Cinco dias depois, retiram-se os pontos e começa a colocar creme cicatrizante por cima das cicatrizes. Nesta altura poderá começar a fazer uso da maquilhagem para dissimular equimoses dado que, só 10 dias depois da cirurgia, é que desaparecerá a coloração escura.

Poderá retomar o trabalho entre o 3º e o 5º dia pós-operatório. Durante os 2 meses que sucedem a cirurgia deverá usar óculos de sol grandes que resguardem totalmente os olhos.

Antes e depois
BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA
BLEFAROPLASTIA
Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

1 a 2 horas

Tipo de anestesia
Tipo de Anestesia

Geral ou local

Período de internamento
Período de Internamento

Não há internamento

Período de baixa
Período de baixa

Entre 3 a 5 dias

Período sem exposição solar
Inibição de exposição solar

2 meses

Exercício fisico
Inibição de exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

O cirurgião irá indicar, com antecedência suficiente, a suspensão da toma de anticoagulantes, aspirina, vitamina ou qualquer outro medicamento que interfira com a cirurgia.

Não muda, apenas recupera o olhar que tinha na juventude. Geralmente o paciente percebe a vivacidade e expressividade renovada imediatamente após a cirurgia.

Não pode nem deve existir. Quando a cirurgia é feita por profissionais qualificados e responsáveis não há qualquer risco de prejudicar a visão do paciente.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.