Braquioplastia:
a cirurgia plástica
destinada à correção
da flacidez nos braços

Saiba mais sobre
esse procedimento

485

A partir dos 30 anos, inicia-se o processo natural de envelhecimento dos tecidos, causado principalmente pela diminuição da produção de colagénio. Este processo faz com que todo o corpo comece a perder elasticidade, surgindo a flacidez. Nos braços, o excesso de flacidez e gordura localizada na parte inferior do antebraço causam o efeito denominado "asa de morcego" ou “deformidade do adeus”.

A Braquioplastia ou Lifting dos braços é a cirurgia que corrige estes aspetos removendo o excesso de pele e gordura localizada. Esta cirurgia pode trazer benefícios não só estéticos como funcionais, dado que, para além de uma maior auto-estima, ganha-se qualidade de vida, porque são abolidos os complexos de usar roupas sem mangas e deixa de haver atrito capaz de causar assaduras.

Graus de flacidez dos braços:

Existem três graus de flacidez dos braços e, por isso, o tratamento varia conforme o grau.

 

GRAU I

Este grau de flacidez, por ser ainda muito leve, pode ser tratado apenas com tratamentos, como o Ultraformer III e bioestimuladores em simultâneo para reforçar a elasticidade da pele. O tratamento  consiste na aplicação de ondas macro focadas que estimulam a produção de colagénio fazendo com que a pele recupere a sua firmeza natural. 

Cada sessão demora aproximadamente 1 hora e podem ser necessárias 4 a 6 sessões com intervalos de 1 mês entre elas. O efeito tensor melhora gradualmente até alcançar o seu ponto máximo 3 meses após o tratamento.

GRAU II

Nestes casos, até existe um bom nível de firmeza, mas devido ao excesso de gordura a pele descai e os antebraços adquirem a forma de um pêndulo. Nestas situações, sem deixar cicatrizes, podemos remover a gordura em excesso realizando uma lipoaspiração. Após a cirurgia a pele retrai, mas podem ser realizadas algumas sessões de UltraFormer III para melhorar ainda mais a firmeza da pele, ou mesmo remover a pele em excesso.

GRAU III

Nestes casos, o excesso de flacidez cutânea está associado a um excesso de gordura. A gordura será retirada com uma lipoaspiração, mas a pele em excesso tem de ser removida com uma braquioplastia.

A braquioplastia consiste numa incisão que vai desde a axila ao cotovelo para retirar todo o excesso de pele flácida e gordura localizada. Por isso, aconselha-se esta intervenção apenas em situações muito extremas, dado que a cirurgia deixa uma cicatriz longitudinal na face interna do braço que é difícil de esconder. Estas cicatrizes vão atenuando com o tempo tornando-se cada vez mais subtis, mas nunca desaparecem na totalidade.

Na braquioplastia, para além de se remover o excesso de gordura e pele nos braços, remove-se também gordura da axila que fica visível fora do sutiã ou da roupa.

Braquioplastia: O que mais precisa de saber sobre a cirurgia

A braquioplastia demora aproximadamente 2 horas e é realizada sob anestesia geral. Esta cirurgia não necessita de internamento e a recuperação demora entre 1 a 2 semanas, tempo após o qual os pontos serão removidos.

Imediatamente após a cirurgia são colocadas umas mangas elásticas compressivas que deverão ser usadas por um período de 20 a 30 dias. Durante os primeiros dias poderá ter algum desconforto que será tratado com analgésicos, drenagem local, massagem das cicatrizes e compressão elástica. As cicatrizes tornam-se significativamente menos visíveis após 1 ano.


Poderá retomar o trabalho após sete dias, desde que a atividade laboral não exija esforços físicos. Nos casos em que o trabalho requer a realização de esforços com os braços, só poderá voltar às atividades normais após um mês. 

Como em todas as cirurgias, antes da realização de uma Braquioplastia, é necessário realizar exames para detetar qualquer situação que possa impedir a cirurgia.

 

Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

2 horas

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Geral

Período de internamento
Período de internamento

Não há

Período de baixa
Período de baixa

15 dias

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

1 mês

Exercício fisico
Período sem exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

O preço da braquioplastia varia consoante o estado dos braços. Só através de uma consulta de avaliação é que é possível identificar qual será o procedimento mais indicado e o orçamento correspondente.

Com os cuidados devidos, as cicatrizes ficam mais claras e, em alguns casos, bastante subtis, mas vão sempre existir.

Por norma, não é uma cirurgia dolorosa na medida em que os braços ficam comprimidos em mangas elásticas no pós-operatório. É mais uma cirurgia incapacitante dado que, durante uma semana, não pode fazer movimentos amplos nem força com os braços.

A drenagem linfática pós-operatória é necessária e obrigatória 2 semanas após a cirurgia ou mesmo antes se for indicado pelo médico. Na Clínica Baptista Fernandes todas as sessões de drenagem estão incluídas no valor da cirurgia.

Numa primeira fase as cicatrizes são bastante visíveis na face interna do braço. Após um ano ou ano e meio ficam com a coloração de estrias, passando despercebidas, mas como qualquer cicatriz nunca desaparecem. O cuidado da pele, antes e depois da cirurgia, influencia o resultado final das cicatrizes.

O resultado das cicatrizes depende de vários fatores. No entanto, as drenagens e massagens, a compressão e a aplicação de cremes ajudam bastante a melhorar significativamente o aspeto final da cicatriz. Mas, o melhor de todos os tratamentos será sempre o tempo.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.