Fios Tensores:
o tratamento que
recupera a estrutura
facial

Saiba mais sobre
esse procedimento

498

Ao longo do processo natural de envelhecimento, o corpo diminui a produção dos elementos responsáveis pela estrutura e sustentação da pele, o que resulta em flacidez. Isto traduz-se na queda das maçãs do rosto, na formação do bigode chinês, na perda do contorno da mandíbula e no deslocamento da gordura para a zona inferior da face. Quando este processo está num estágio leve ou moderado, é possível promover a reestruturação da face através dos Fios Tensores.

A aplicação dos Fios Tensores é uma técnica de medicina estética de rejuvenescimento facial revolucionária que recupera a firmeza da pele, corrige a flacidez e ainda promove a bioestimulação de colagénio à medida que os fios são absorvidos pelo organismo. Ou seja, a pele fica mais firme e estruturada, não só pela tensão dos fios, mas também pelo aumento da produção de colagénio.

Os fios tensores dividem-se em dois grupos: os mini-fios indutores de colagénio e os fios de tração espiculados, que para além de induzirem a produção de colagénio reposicionam os tecidos que vão caindo com a ação da gravidade. Os mini fios podem ser monos ou helicoidais, são colocados a nível subdérmico para induzir a formação de colagénio e fibroblastos, a fim de redensificar a pele. Os fios de tração espiculados têm espículas que fazem tração, recuperando a tensão da pele.

 

O material dos fios é a polidioxanona que é usada há muitos anos em suturas cardíacas, pelo que está provado que não produz rejeição nem alergias, é antimicrobiana e é reabsorvível. Os fios, após serem aplicados, produzem uma pequena lesão dos tecidos que provoca a produção de um tecido de suporte à base de colagénio e fibroblastos.

Os resultados são progressivos e naturais e em 3 semanas podem ver-se os efeitos, embora só ao fim de três meses o tratamento atinja o seu efeito máximo.

É um tratamento muito versátil para diferentes aplicações:

  • Disfarçar as rugas do contorno dos olhos
  • Elevar as bochechas
  • Reafirmar a área do pescoço
  • Melhorar o queixo duplo
  • Levantar as sobrancelhas
  • Melhorar as rugas periorais
  • Melhorar o contorno facial
Tratamento - Fios Tensores

A aplicação dos Fios Tensores demora cerca de 30 minutos e é realizada com anestesia local. No entanto, embora o processo seja bastante rápido e simples, deve ser feito por um médico cirurgião plástico de confiança, dado que a sua aplicação requer uma técnica apurada.

Antes do tratamento realiza-se uma limpeza e desinfeção de toda a área a tratar. O segundo passo consiste na determinação das zonas faciais a serem tratadas. Depois o médico introduz os fios a nível subdérmico para induzir a formação de colagénio e assim redensificar a derme. A técnica difere de paciente para paciente, dependendo da idade, da fisionomia e do grau de flacidez, mas, em média, numa sessão podem ser aplicados entre 10 a 30 fios.

Fios Tensores: O que mais precisa de saber sobre o procedimento

A aplicação de Fios Tensores é um procedimento estético não cirúrgico, feito em consultório médico sob anestesia local. O procedimento não produz rejeição ou alergias e os resultados são progressivos e naturais podendo durar até um ano.

No período pós-tratamento, poderá aparecer algum hematoma causado pela cânula de aplicação, mas desaparece em alguns dias. A zona tratada poderá também sofrer algum inchaço, que desaparece em vinte e quatro horas. Para minimizar estes efeitos indica-se aplicar gelo ou compressas frias durante as primeiras horas a fim de reduzir a inflamação na área. A duração deve ser entre dez e quinze minutos, deixando uma margem de uma hora entre cada aplicação.

Não se deve massajar a área tratada até, pelo menos, 1 semana após a intervenção, e é preferível não aplicar maquilhagem nas vinte e quatro horas após o tratamento. A exposição solar deve ser evitada nos primeiros sete dias e o exercício físico deve ser evitado no dia do procedimento. As atividades normais podem ser retomadas de imediato.

Duração da Cirurgia
Duração do procedimento

30 minutos

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Local (caso necessário)

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

7 dias

Exercício fisico
Período sem exercício físico

2 dias

Possibilidade de hematomas
Possibilidade de hematomas

Sim

Duração dos resultados
Duração dos resultados

Até 1 ano

Surgimento dos resultados
Surgimento dos resultados

Até 3 meses

Perguntas frequentes

A quantidade de fios aplicados depende de vários fatores, como da zona a tratar, do nível de flacidez, dos objetivos do paciente, entre outros. Por isso, é necessária uma avaliação facial para se obter um plano de tratamento ajustado a cada caso.

Este procedimento é indolor uma vez que é aplicada anestesia tópica local na região a ser tratada.

O material dos fios é usado há muitos anos em suturas cardíacas, pelo que está provado que não produz rejeição nem alergias.

Os Fios Tensores, como qualquer outro procedimento estético, não têm a capacidade de promover o mesmo efeito de um lifting cirúrgico. A vantagem do procedimento é que não é invasivo e promove efeitos naturais. No entanto, não estica a pele como um lifting.

Pode e, em muitos casos, é aconselhado. Se tiver rugas muito profundas ou muitas rugas dinâmicas poderá ser necessário combinar o tratamento com aplicações de ácido hialurónico e de botox.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.