Peitoral Masculino

A ginecomastia é uma alteração da mama masculina que está aumentada de tamanho. Esta alteração pode provocar problemas no homem e em certas ocasiões impedi-lo de desenvolver a sua vida com normalidade.
Quando falamos de excesso mamário masculino podemos referir-nos à pseudoginecomastia ou a ginecomastia, duas situações que por si só não implicam qualquer risco para a saúde.

A falsa ginecomastia ou pseudoginecomastia acontece quando, pelo facto de existir uma obesidade em geral, a glândula mamária também tem acumulação de gordura. A sua resolução é muito simples, porque além de ser passível de reduzir com dieta, o excesso que permanece remove-se por lipoaspiração.
A ginecomastia propriamente dita é distinta, acontece quando há um desenvolvimento anormal do tecido mamário que se torna visível ou palpável.

Neste caso o problema resolve-se através de uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção do tecido mamário muitas vezes associada a lipoaspiraçãoo da gordura circundante.

Procedimento

80% de todas as cirurgias realizadas para corrigir excesso de mama masculina são por pseudoginecomastia e cuja resolução passa por lipoaspiração da zona.

A lipoaspiração da mama masculina é um processo rápido, aproximadamente 30 minutos, é feito sob anestesia geral, e através de uma incisão de 3 milímetros na axila que permite a introdução de uma cânula por onde se aspira a gordura. A cicatriz resultante é praticamente invisível e o resultado muito satisfatório.

Nos caso de tratar-se de uma ginecomastia, o objectivo é eliminar o tecido glandular que se situa entre o mamilo e o músculo peitoral. A intervenção também sob anestesia geral tem uma duração de 1-2h e faz-se através de uma incisão a volta de metade do mamilo ou através da axila, e por aí se remove a glândula mamária e a gordura circundante.

Os dois procedimentos exigem anestesia geral, são feitos em ambulatório, e o nível de satisfação é muito alto pelo facto de a motivação também ser grande.
Deixa de haver vergonha em enfrentar um dia de praia ou piscina, em praticar desporto ou mesmo em ir ao ginásio.

Pré-Operatório

Como em todas a cirurgias é obrigatória a realização de um exame médico prévio para detetar qualquer anomalia que a impossibilite.

Pós-Operatório

Neste tipo de cirurgia é muito frequente o aparecimento pós-operatório de hematomas, equimoses(nódoas negras) ou inchaços, daí ser obrigatório o uso imediato de compressão elástica da zona tratada que deverá permanecer durante 1 mês, bem como o uso de drenos aspirativos que serão removidos no 2º dia pós-operatório, altura em que irá iniciar massagem de drenagem linfática que deverá durar o tempo necessário para o restabelecimento total da área.

4 dias depois da cirurgia o paciente pode reiniciar a vida social e laboral, no entanto exercício físico e esforços só ao fim de 1 mês.

Perguntas frequentes

Que resultados posso esperar com a Ginacomastia?

pode esperar resultados muito bons tanto nos casos de lipoaspiração como nos casos de remoção de tecido mamário.

Quanto tempo demora a cirurgia?

Cerca de 2 horas aproximadamente.

É necessário anestesia geral?

Pode ser feita sob anestesia geral ou local dependendo da tolerância do paciente.

Quanto tempo demora a recuperação?

Demora 2 semanas, no fim das quais retoma a atividade social e profissional. Durante o mês a seguir a cirurgia recomenda-se o uso de um faixa de compressão dia e noite.

A cirurgia plástica de Ginecomastia vai deixar cicatrizes?

A cicatriz peri-areolar torna-se imperceptível ao fim de 1 mês.

Quando é que posso retomar a atividade física intensa?

Ao fim de um mês poderá voltar a praticar atividade intensa. Durante este 1 mês deverá usar a banda elástica e fazer drenagem linfática, que deve ser iniciada assim que o paciente tolerar.

Em que casos estaria contraindicada a intervenção?

Qualquer intervenção cirúrgica está contraindicada se existe uma patologia que a inviabilize. Todos os pacientes são cuidadosamente estudados antes de qualquer procedimento.

Que riscos estão associados?

Os mesmos de qualquer intervenção cirúrgica, hemorragias, infeções ou complicações relativas aos anestésicos. Nas lipoaspirações há sempre acumulação de líquidos por baixo da pele apesar da compressão elástica, daí ser necessário o uso de drenos, e 2 dias depois iniciar a drenagem linfática manual obrigatória.

Pode-se ver o resultado antecipadamente?

Sim pode-se fazer uma simulação com um programa informático específico para cirurgia mamária mas é sempre uma imagem aproximada, por regra é mais frequente ver o arquivo fotográfico do cirurgião com antes e depois de pacientes com características corporais semelhantes.

É doloroso o pós-operatório?

Não é uma cirurgia dolorosa mas há um certo desconforto principalmente devido ao uso da faixa compressiva.

Quando poderei reintregrar-me na vida sociolaboral?

Ao quarto dia depois da intervenção, se a profissão não for fisicamente exigente.

Quando poderei retomar o ginásio e piscina?

Ao fim de 1 mês.

Antes e depois




Pedido de informações