Lipoaspiração:
a cirurgia plástica
destinada à sucção
das gorduras localizadas

Saiba mais sobre
esse procedimento

522

Na maior parte dos casos, a gordura localizada está associada a uma alimentação hipercalórica, ou seja, à ingestão diária de mais calorias do que efetivamente são necessárias para o gasto energético do organismo, o que causa aumento de peso e acúmulo de gordura em certas zonas do corpo. A gordura localizada também pode surgir devido a fatores genéticos, sedentarismo e até mesmo lipodistrofia - uma síndrome caracterizada pela alteração na distribuição da gordura no corpo.
No corpo feminino, as zonas onde, normalmente, existe maior acumulação de gordura são: abdómen, flancos, costas, braços, papada e zona interna das coxas. Já no caso dos homens, além das zonas referidas anteriormente, também existe acúmulo de gordura no peito.

Na maior parte das vezes, a gordura localizada é muito difícil de eliminar, mesmo com dietas e exercício físico. Nestes casos, a solução mais eficaz passa pela cirurgia. A liposucção, lipoaspiração, lipoplastia ou apenas lipo são vários nomes dados à técnica cirúrgica mais indicada para remover os depósitos de gordura localizada em áreas específicas do corpo.

Imagem - Clinica Baptista
Tratamento cirúrgico - Lipoaspiração

 

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que consiste na aspiração da gordura através de um equipamento de sucção com cânulas finas que se inserem através de pequenas incisões nos depósitos de gordura subcutâneos. Primeiramente fazem-se pequenas incisões próximas às zonas nas quais vão ser inseridas as cânulas. Depois, o cirurgião plástico manipula as cânulas de forma a aspirar toda a zona pretendida e, por fim, faz a sutura das pequenas incisões. 

A grande vantagem deste procedimento é que a gordura extraída não volta a aparecer pelo facto das células adiposas, ou seja, as células que armazenam gordura, deixarem de se reproduzir a partir da puberdade. Portanto, ao realizar uma lipoaspiração, a zona aspirada deixa de ter células adiposas e, como tal, não volta a acumular gordura.

Lipoaspiração: O que mais precisa de saber sobre a cirurgia

A duração da lipoaspiração varia em função da quantidade de gordura a extrair e do número de zonas a tratar, bem como do tipo de anestesia. Na maior parte dos casos, a cirurgia é realizada sob anestesia geral, mas nos casos em que a zona a tratar é muito pequena, a cirurgia pode ser feita sob anestesia local ou sedação. 

O tempo de realização da cirurgia depende das zonas a tratar e não é necessário internamento. Após a cirurgia, sairá da clínica vestida com cintas compressivas que deverão ser usadas durante um mês. No dia seguinte regressa à clínica para iniciar as sessões de drenagem que se realizarão duas vezes por semana durante, pelo menos, um mês. Estas sessões são fundamentais para tratar o inchaço e edemas que normalmente surgem após a cirurgia. 

A atividade laboral pode ser retomada ao fim de quatro dias e o exercício físico ao fim de um mês. Não deve tomar banho durante os primeiros três dias e não pode expor-se ao Sol durante os primeiros meses para evitar manchas na pele e inchaço. 

Por fim, como em todas as intervenções, os exames médicos prévios são obrigatórios para detetar qualquer situação que possa contraindicar a cirurgia. Os fumadores que desejem fazer este tipo de cirurgia devem abster-se de fumar durante 2 semanas antes e 2 semanas depois do procedimento porque o tabaco pode prejudicar o processo de cicatrização.

Cuidados especiais

Na Clínica Baptista Fernandes todas as sessões de drenagem estão incluídas no valor da cirurgia dado que o processo de recuperação é imprescindível para o sucesso da Abdominoplastia. Por isso, temos uma equipa de terapeutas especialmente treinadas para fazer as drenagens e, se necessário, sessões de ultrassons e terapia com luz LED para uma recuperação rápida e saudável. Além disso, cada paciente recebe o contacto direto do médico que realizou a cirurgia para que possa contactá-lo para esclarecer eventuais dúvidas.

Antes e depois
LIPOASPIRAÇÃO_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES_1
LIPOASPIRAÇÃO_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES_1
LIPOASPIRAÇÃO_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES_1_B
LIPOASPIRAÇÃO_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES_1_B
Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

2 a 3 horas

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Geral, sedação ou local

Período de internamento
Período de internamento

Não há

Período de baixa
Período de baixa

5 dias

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

1 mês

Exercício fisico
Período sem exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

O preço da lipoaspiração varia consoante o estado inicial do corpo do paciente. Só após a avaliação médica é que será possível identificar as zonas a tratar e o volume de gordura existente. Assim, uma consulta de avaliação é imprescindível para se obter um orçamento ajustado a cada caso.

Não. A lipoaspiração é a cirurgia destinada à sucção da gordura localizada com o fim de descartá-la por completo. Já a lipoescultura é uma técnica que utiliza a gordura extraída para aplicá-la noutra zona do corpo, como nos glúteos.

Normalmente conseguem tratar-se até quatro zonas numa só lipoaspiração. No entanto, é necessário avaliar os limites analíticos do paciente e o tempo de cirurgia para garantir a segurança do procedimento.

As células gordas deixam de se reproduzir depois da puberdade e, como tal, ao fazer uma lipoaspiração, a zona tratada fica com células gordas insuficientes para aumentar de volume. No entanto, se após a cirurgia ganhar muito peso, irá engordar noutras zonas do corpo.

Embora a cirurgia ajude a suavizar a celulite, a lipoaspiração não trata a celulite, removendo apenas a gordura localizada. No entanto, o tratamento pós operatório, para além de remover os líquidos acumulados, dá firmeza e elasticidade à pele, melhorando o aspeto da celulite.

Sim, a lipoaspiração pode ser combinada com outros procedimentos. Geralmente a lipoaspiração pode ser combinada com a abdominoplastia, mastopexia, aumento mamário e aumento de glúteos.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.