O preenchimento facial é um procedimento estético realizado em diversas regiões do rosto. A pele é nossa primeira linha de contato com o exterior. Especificamente, a pele facial é mais suscetível de sofrer os efeitos do tempo, o que leva à perda de elasticidade, tonicidade, suavidade e firmeza das estruturas em geral à medida que os anos avançam. Essa deterioração traduz-se na aparência das linhas de expressão que, com o uso e o desgaste, dão origem a rugas que surgem em diferentes áreas, como à volta dos olhos, à volta da boca, entre as sobrancelhas, nos sulcus naso-genianos, nos cantos da boca que deixam de estar horizontais e voltam-se para baixo dando um ar triste.

A idade também revela outros problemas que afetam a harmonia estética do rosto, como a perda de volume, e de continuidade do rebordo mandibular a perda de volume dos lábios, das regiões malares, e das temporais.
Atualmente, existem diferentes métodos que ajudam a resolver cada um desses problemas. Foram desenvolvidas infiltrações (injeções com agulha muito fina) de substâncias reabsorvíveis. Ambas as técnicas visam eliminar rugas, disfarçar cicatrizes, aumentar malares, ou aumentar o queixo.

O ácido hialurônico é o produto estrela para o rejuvenescimento facial.

É usado como um preenchedor dérmico pela sua capacidade de reter líquidos e atrair água, além de estimular a produção de colágeno.

Dependendo da profundidade das rugas, é possível recorrer a diferentes espessuras de agulha e de produto, permitindo assim adapta-lo às necessidades do paciente.

Procedimento

Atualmente, temos uma alternativa não cirúrgica baseada na recuperação dos componentes que a pele perde ao longo dos anos.
Com a infiltração de substâncias de preenchimento como o ácido hialurónico, podemos disfarçar ou corrigir defeitos menores de envelhecimento. Os materiais utilizados são totalmente compatíveis com o organismo, são quimica e fisicamente estáveis ao longo do tempo, imperceptíveis ao tato, características estas que permitem atingir um resultado natural e permanente.

A técnica de preenchimento com ácido hialurônico é recomendado para aqueles que desejam melhorar a espessura e projeção labial, melhorar a definição do arco de cupido, levantar os cantos labiais, corrige as rugas no lábio superior, corrigir linhas de expressão, corrigir as rugas entre sobrancelhas (neste caso tem de ser sempre associada a bloqueio muscular com botox) reduzir o ar pesado facial sem alterar a expressão, resumidamente melhorar o estado e da qualidade da pele em geral.

Pré-Operatório

Antes de realizar o tratamento, é importante que a área a ser tratada esteja totalmente limpa e sem maquiagem. Se tem um historial de herpes labial, deve começar tratamento antiviral três dias antes do procedimento. Se estiver a tomar algum tipo de medicamento anti-inflamatório, como a aspirina, deve suspender 24 horas antes.

Pós-Operatório

O tratamento demora em media 20 minutos.
Imediatamente, após o qual não deve comer até que os efeitos da anestesia tenham desaparecido completamente. Durante os dias seguintes, não deve ingerir bebidas quentes ou sopas para evitar a aplicação de calor diretamente na área tratada. Também deve evitar a depilação facial com cera quente, assim como saunas, banhos quentes e tabaco.

Obrigatória proteção solar absoluta.

Após o tratamento, pode hidratar a região tratada, mas não massajar. No caso do aumento dos lábios, deve evitar morde-los. A inflamação durará aproximadamente 12 horas e as contusões, caso apareçam, entre 5-7 dias a desaparecerem. A infiltração nunca deixam marcas.

É importante que saiba que, após a primeira sessão, não verá grandes mudanças. Os efeitos do tratamento geralmente duram até doze meses e podem ser combinados com a aplicação de botox.

Deverá lavar o rosto com água e sabão, usar os cremes habituais e maquilhar-se imediatamente após o tratamento.
Deve seguir estes cuidados durante os quinze dias seguintes.
Pode retomar seus hábitos diários, como praticar esportes ou nadar imediatamente.

Perguntas Frequentes

Em que casos está contra-indicado?

Uma infiltração com ácido hialurónico será contra-indicada se o indivíduo tiver certas doenças do sistema imunológico, como lúpus ou artrite reumatoide, mas cada caso deverá ser avaliado individualmente.

Que riscos específicos apresenta este procedimento?

Contusão, inflamação, granulomas e migração do produto, embora estes dois últimos riscos não estejam demonstrados com os materiais que se usam atualmente.

Podem estes materiais sintéticos causar cancro?

Absolutamente não. Pode fazer o tratamento com total tranquilidade.

Se o produto pode migrar, significa que pode ir para outro lugar do meu corpo?

É extremamente improvável, mas no caso de isso acontecer, seria destruído pelo sistema imunológico das nossas células.

A pele pode infectar no local da infiltração?

Não, não existe esse risco.

Qual o enchimento dos produtos é mais incómodo e/ou doloroso?

Nenhum produto de preenchimento para rugas causa desconforto ou dor.

O que depende da escolha de um produto ou de outro? Não são iguais?

Os produtos são diferentes uns dos outros. Para escolher um ou outro, ou uma combinação de alguns, estudam-se fatores como: a pele do paciente, a área específica a ser tratada e o problema que ela apresenta.
Neste momento temos um novo ácido hialurônico reformulado, que incorpora uma substância chamada lidocaína, com efeito anestésico, que torna sua aplicação menos dolorosa.

Que tratamentos ou intervenções pode ser combinados com a infiltração de produtos de preenchimento?

Com peelings, microdermoabrasão, botox e liftings. Uma coisa a ter em mente é que a infiltração sempre chegará em segundo lugar, e nunca o contrário. Depois de um peeling é melhor esperar 15 dias.
No caso de um lifting cirúrgico deve ser feita um mês depois

Existe um número máximo de sessões de infiltração com produtos de preenchimento?

Realmente não. Mas lembre-se que “mais” nem sempre significa “melhor”.O especialista busca sempre a naturalidade, por isso recomenda espaçar as sessões e não fazer mudanças drásticas.
O rosto muda com os anos; há partes da estrutura que caiem, afundam, ou sobressaiem e temos que prever quais.
Neste sentido, deixe o seu médico aconselha-la sobre o que considera mais conveniente para o seu caso.

Antes e depois




Pedido de informações