A radiofrequência é um tratamento eficaz para combater a flacidez da face e pescoço, consegue rejuvenescer a pele estimulando a produção de colagénio.
A passagem do tempo tende a causar flacidez da pele, sobretudo nas regiões malares e no pescoço.
Atualmente existem várias técnicas para resolvê-lo. Uma das mais eficazes e que não envolve uma intervenção cirúrgica é a radiofrequência. Este procedimento não se destina a substituir a cirurgia, que tem indicações muito específicas e ótimos resultados em certos casos, mas é uma alternativa para um certo tipo de flacidez facial.
Além disso, uma das grandes vantagens desse tipo de tratamento é que pode ser combinado com outras técnicas que tornam os efeitos mais duradouros. Isto pode ser feito com infiltrações de toxina botulínica, pellings, etc. desde que o especialista o indique e após o tempo regulamentar recomendado em cada caso.
Procedimento
O tratamento por radiofrequência rejuvenesce a pele através da ação do calor. Essa sensação é produzida pela energia que a radiofrequência transmite aos tecidos das camadas mais profundas da pele. Este calor consegue imediatamente o estiramento do tecido cutâneo reduzindo os sinais de envelhecimento facial, deixando a pele mais lisa, especialmente na região malares, linha da mandíbula e pescoço.
Este sistema é muito seguro e eficaz, uma vez que o calor gerado não afeta os órgãos por ser muito superficial. Atualmente, centenas de tratamentos já foram realizados sem efeitos colaterais. Durante a aplicação, o paciente pode notar uma breve sensação de calor, mas em nenhum caso esta sensação se torna dolorosa.
O tratamento é realizado por uma terapeuta em consultório e sem anestesia, demora 30-60 minutos e a recuperação é imediata.
Pré-Operatório
Obriga a uma consulta médica prévia para detetar qualquer patologia que o contraindique.
Pós-Operatório
A actividade normal do dia a dia pode ser imediatamente retomada.
Perguntas Frequentes
Como funciona a radiofrequência?
A energia da radiofrequência aquece as camadas mais internas da pele estimulando o colagénio, e as camadas mais superficiais da pele são protegidas deste aquecimento por um sistema de refrigeração.Este aquecimento faz com que as estruturas mais profundas da pele se estirem imediatamente.
Com o tempo, é produzido novo colágeno que contribui para redensificar mais a pele e assim a obter uma aparência mais jovem.
A radiofrequência consegue produzir verdadeiramente mais colagénio?
O colágeno é uma fibra básica que suporta a estrutura da pele. Com o tempo, o colágeno é destruido ou danificado pelos efeitos do sol ou outros fatores ambientais.
A radiofrequência consegue através do estímulo directo nos fibroblastos obriga-los a produzir realmente mais colagénio.
O que você sente enquanto se realiza o tratamento?
Os pacientes experimentam uma sensação breve e intensa de calor quando o colágeno nas camadas mais profundas da pele se contrai.
Para proteger a pele e tornar o tratamento mais confortável, é utilizado um sistema de refrigeração incorporado antes, durante e após cada aplicação da radiofrequência.
Quanto tempo demora o tratamento?
Pode durar de alguns minutos a uma hora, dependendo do tamanho da área a ser tratada.
Quando poderei observar os resultados?
Estudos mostram que melhorias apreciáveis na suavidade da pele aparecem gradualmente entre 2 e 6 meses após uma única sessão de tratamento. No entanto, muitos pacientes afirmam que eles começam a observar os resultados antes.
Quanto tempo dura o efeito?
A radiofrequência provoca uma contração imediata da estrutura do colágeno, que continua a contrair-se com o tempo. Alguns especialistas indicam que os resultados persistem ao longo do tempo e dependem do processo natural individual de envelhecimento.