Cirurgia ao Nariz – Procura de harmonia facial

Um nariz torto é provavelmente psicologicamente uma das deformidades mais difíceis de suportar.

Desenvolve-se tardiamente e coincide com a adolescência altura em que é muito difícil aceitar qualquer problema estético.

A Rinoplastia é a cirurgia destinada a corrigir deformidades da pirâmide nasal, modificando a forma do nariz e aprimorando a harmonia facial.

Cada rinoplastia é um caso e tem de ser avaliado cuidadosamente.

Esta cirurgia não é apenas uma questão de tornar o nariz mais pequeno ou maior mas adapta-lo às características faciais de cada pessoa, não esquecendo a sua função fisiológica como parte do sistema respiratório.

Neste tipo de cirurgia o diálogo entre o especialista e paciente é particularmente importante no sentido de comparar as expectativas com as possibilidades reais de melhoria.

Procedimento

Há duas formas de atuar, a mais comum é a Rinoplastia fechada, onde as incisões são feitas dentro da cavidade nasal e sendo assim nenhuma cicatriz é visível.

Nesta abordagem, cirurgiões experientes cortam e modelam ossos e cartilagens dando forma e uma nova estrutura.

Em grandes deformidades da ponta nasal, opta-se pela Rinoplastia aberta e esta cirurgia deixa uma pequena cicatriz na base da columela(retalho de pele que separa as duas narinas), que mal se vê.

A Rinoplastia não serve apenas para reduzir o nariz, pode muitas vezes aumentar o seu tamanho quando temos necessidade de projetar a ponta, subir um dorso afundado ou corrigir outras deformidades.

Nestes casos são colhidos enxertos de osso ou cartilagem do próprio doente para dar forma ou suportar o nariz.

Simulação com crisalix

Hoje através de tecnologia informática temos uma forma de em conjunto com o paciente simular a cirurgia num programa próprio e assim durante a consulta desmistificar as expectativas e os resultados.

Pré-Operatório

Como em qualquer procedimento cirúrgico é obrigatório exames médicos para despistar qualquer anomalia que obrigue a adiar a cirurgia.

Duração

A cirurgia demora entre 1.30h-2h.

Anestesia

A rinoplastia tem de ser feita sob anestesia geral.

Hospitalização

Esta cirurgia pode ser feita em ambulatório ou com 1 dia de internamento.

Pós-Operatório

Não é uma cirurgia dolorosa, há mais desconforto do que dor e este esáa associado ao tamponamento (pequenos cilindros de algodão que são introduzidos dentro das narinas) e que são removidos 48h depois e devido à tala que cobre o nariz que é removida ao fim de 1 semana, altura em que pode ser retomado o ritmo normal de vida.

Perguntas frequentes

Existem restrições de idade?

Aos 16 anos o nariz está 90% do tamanho definitivo, portanto pode ser operado, em desfigurações graves a cirurgia pode ser executada mais cedo, o que provavelmente necessitará de uma revisão cirúrgica no futuro.

Quando vejo o resultado?

Na altura da remoção da tala 1 semana após a cirurgia, mas o resultado final só ao fim de 6 meses, altura em que estará na sua forma definitiva.

Se não ficar satisfeito?

Na consulta dos 6 meses deve trocar impressões com o seu médico e se for o caso pode ter indicação para revisão ao fim de 1 ano.

Antes e depois










Marque já a sua consulta