Rinoplastia


RinoplastiaCirurgia ao Nariz

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica feita ao nariz. Um nariz torto é provavelmente, em termos psicológicos, uma das deformidades mais difíceis de suportar.
O nariz desenvolve-se tardiamente e coincide com a adolescência, altura em que é muito difícil aceitar qualquer problema estético.

A Rinoplastia é a cirurgia destinada a corrigir deformidades da pirâmide nasal, modificando a forma do nariz e aprimorando a harmonia facial.
Cada rinoplastia é um caso e tem de ser avaliado cuidadosamente.

Esta cirurgia não é apenas uma questão de tornar o nariz mais pequeno ou maior mas adapta-lo às características faciais de cada pessoa, não esquecendo a sua função fisiológica como parte do sistema respiratório.

Neste tipo de cirurgia o diálogo entre o especialista e paciente é particularmente importante no sentido de comparar as expectativas com as possibilidades reais de melhoria.

Procedimento da Rinoplastia

Há duas formas de atuar, a mais comum é a Rinoplastia fechada, onde as incisões são feitas dentro da cavidade nasal e sendo assim nenhuma cicatriz é visível.
Nesta abordagem, cirurgiões experientes cortam e modelam ossos e cartilagens dando forma e uma nova estrutura.

Em grandes deformidades da ponta nasal, opta-se pela Rinoplastia aberta e esta cirurgia deixa uma pequena cicatriz na base da columela (retalho de pele que separa as duas narinas), que mal se vê.

A Rinoplastia não serve apenas para reduzir o nariz, pode muitas vezes aumentar o seu tamanho quando temos necessidade de projetar a ponta, subir um dorso afundado ou corrigir outras deformidades.
Nestes casos são colhidos enxertos de osso ou cartilagem do próprio doente para dar forma ou suportar o nariz.

Mais informações acerca da Cirurgia Nasal

Pré-Operatório
Como em todas as cirurgias faciais o estado da pele é importante para o êxito da intervenção.
Devemos no caso de colocação de implantes através da cavidade oral eliminar infeções dentárias, gengivites ou outras lesões orais. Se for uma cirurgia isolada não é necessário anestesia geral nem internamento.

Duração
A cirurgia demora entre 1.30h-2h

Anestesia
No caso de crianças pequenas é necessário anestesia, acima dos 12 anos faz-se sempre com anestesia local e é muito bem tolerada.

Hospitalização
É sempre feita em ambulatório./p>

Pós-Operatório (aftert care)
No pós-operatório imediato tem de ser colocada uma compressão local para o implante se manter imobilizado e é necessária uma boa desinfeção oral.
A região fica inchada sendo indicado massagem de drenagem linfática.

A banda deve ser mantida à noite durante 2 semanas a fim de proteger as orelhas de golpes bruscos durante o sono. Os pontos são removidos ao fim de 8 dias altura em que o doente pode lavar a cabeça deixando correr água pelas orelhas.

Antes e Depois


Rinoplastia
Rinoplastia


Rinoplastia
Rinoplastia


Rinoplastia
Rinoplastia

Perguntas Frequentes

Quando vejo o resultado?
a altura da remoção da tala 1 semana após a cirurgia, mas o resultado final só
ao fim de 6 meses, altura em que estará na sua forma definitiva.
Existem restrições de idade?
Tipicamente, a rinoplastia pode ser realizada em pacientes com mais 16 anos de idade, altura em que o nariz está 90% no tamanho definitivo. É uma das cirurgias mais realizada pelos “teenager”. Há obviamente exceções, tais como os casos que envolvem desfiguração grave, casos estes em que a cirurgia pode ser realizada mais cedo, mas provavelmente poderá ser necessário uma revisão cirúrgica no futuro.
Se não ficar satisfeito?
Na consulta dos 6 meses deve trocar impressões com o seu médico e se for o caso pode ter indicação para revisão ao fim de 1 ano.

Marcar Consulta





campos de preenchimento obrigatório.